Microfone – Como e qual comprar?
É exatamente no Microfone onde o som começa. Porém este equipamento de áudio dificilmente recebe a devida atenção. Ainda há muita gente por aí apostando em microfones de marcas duvidosas e qualidade ainda mais duvidosa.
O microfone é, sem dúvida, uma das peças essenciais de um estúdio ou de um sistema de sonorização, basicamente, é a forma por onde se inicia a captação do som e a colocação deste em meios eletrônicos e elétricos que possam realizar alterações e amplificar o sinal.. Escolher um microfone não é uma tarefa fácil, pois além das características técnicas, há uma enorme variedade de fabricantes e modelos, com preços diferentes.
Este artigo, que a Hayamax preparou pra você, fala rapidamente sobre os tipos e características dos Microfones existentes no mercado. O suficiente para você não errar na hora de escolher seu microfone.
No que se refere à transdução do sinal sonoro acústico para sinal elétrico, um microfone pode ser classificado, basicamente, em dois tipos: Microfone Dinâmico e Microfone Condensador.
Microfone dinâmico: Os microfones dinâmicos usam um imã e uma bobina de fio fino. As ondas sonoras fazem vibrar o diafragma suportado pela bobina que se encontra em um campo magnético. Como resultado, uma pequena corrente elétrica é gerada e depois amplificada.
Os microfones dinâmicos são mais baratos e mais robustos, não necessitam de alimentação externa e são indicados onde as condições de captação forem mais severas, como palestras, apresentações, Shows e reportagens. Aceitam grandes pressões sonoras sem distorção. Têm menor sensibilidade a ruídos de manuseamento. Excelentes para gravação de vozes em exteriores, eliminando o ruído ambiente.
São exemplos de microfones dinâmicos: os exemplos mais clássicos são os SM58 da Shure e da Leson e o E838 da SENNHEISER.
Microfone Condensador: O microfone capacitivo, também conhecido como microfone “condenser”, usa o princípio de um capacitor variável, consistindo de um diafragma montado bem próximo a uma placa fixa. Uma carga elétrica polarizada fixa é mantida entre a placa e o diafragma e, conforme este se move com a pressão sonora, a voltagem entre a placa e o diafragma varia analogamente. Atualmente, a carga polarizada usada na maioria dos microfones condensador é implementada com um “eletreto” pré-polarizado, uma camada carregada permanentemente na placa ou na parte posterior do próprio diafragma. A polarização por meios externos normalmente é usada somente nos microfones de estúdio de mais alta qualidade.
Os microfones capacitivos possuem alta sensibilidade e menor saturação do sinal. Sua utilização, entretanto, requer alimentação elétrica, através de bateria interna ou do mixer de áudio (phantom power).
Os microfones Condensadores são recomendados para a captação de som de alta qualidade, seja em estúdios, seja para captação de instrumentos musicais.
São exemplos de microfones capacitivos: Samson C03, C519 AKG, Superlux ECM999, etc.
Quanto à forma de captação, um microfone pode ser omnidirecional, ou direcional.
Um microfone omnidirecional pode captar o som vindo de todas as direções. A maioria dos microfones “de lapela”, usados por locutores, são omnidirecionais.
Já um microfone direcional do tipo “cardióide” pode captar com mais intensidade o som vindo pela frente, e com menos intensidade o som vindo dos lados, rejeitando o som vindo por trás. Assim, o diagrama de captação desse microfone se assemelha a um coração, e por isso o nome “cardióide”. Eles são muito usados em aplicações ao vivo, onde se deseja captar a voz do cantor mas não o som do monitor que está à sua frente, por exemplo.
O microfone direcional do tipo “hiper-cardióide” pode captar com muita intensidade o som vindo pela frente, e com muito menos intensidade o som vindo dos lados, mas podem captar um pouco o som vindo por trás. Esses microfones são mais usados em aplicações ao vivo, onde os monitores estão nas laterais à frente do cantor, por exemplo.
Na Hayamax você encontra uma enorme variedade de microfones. Confira!
Este artigo foi retirado do Blogmax.