Quem acha que as Bullet Squier foram criadas para serem cópias das Stratocaster da Fender, está enganado, pois a Stratocaster mais tradicional e popular da Squier já foi uma Telecaster.
Em 1981 muita gente reclamava da Fender, mas não era pela qualidade e sim pelo preço. Em 1981, então, a Fender criou uma nova linha de guitarras mais acessíveis, para substituir as linhas estudantes Mustangs e Musicmasters, que na época não renderam muito pela baixa qualidade destas guitarras, foi desenvolvida uma guitarra Tele com 2 singles e uma chave seletora de três posições, ela se chamava Bullet. Veja abaixo o vídeo desta excelente guitarra.
Squier Bullet Deluxe
A Segunda versão das guitarras Bullet foram introduzidas em junho de 1982, esta nova versão incluía ainda dois contra baixos. As guitarras Fender Bullet, que ainda não eram Squier, mesmo se mantendo num modelo Telecaster, agora estavam com um estilo mais próximo de uma Strato, possuíam agora um duplo corte cutaway e um corpo menor que o modelo anterior. Neste a Fender apresentou cinco modelos: Bala, Bullet Deluxe (S-2), S-3, H-1 e H-2.
bullet squier 1983
Original Squier Bullet 1983.
Mas foi em 1983, depois da criação da fábrica da Squier Fender no Japão, que a Fender tomou a decisão de transferir a produção das Bullet para o oriente. Foi aí que ela recebeu o nome que todos conhecemos de “Squier Bullet”. Em 1983 a Bullet recebeu uma ponte trêmulo, uma chave seletora de cinco posições e passou a ser desenvolvida em outras cores como azul claro e sunburst, e em vários modelos, uma com dois captadores, outra com três, uma com escudo em metal, outras em plástico, e ainda alguns outros modelos. Veja o vídeo abaixo e curta o som de uma Bullet Squier 1983.
Esta Bullet de 1983 ganhou o nome de Original Bullet, e foi até 1996, quando lançaram a primeira Squier Bullet fabricada na China. Então a Fender, inteligentemente, resolveu padronizar a Bullet, modificou a mão, alongou o braço e finalmente esta linha de guitarra pode ser chamada de “Guitarra Stratocaster Bullet Squier by Fender”.
Mas não pense que tudo foi um mar de rosas de lá pra cá. Entre de 2005 e 2006 começaram as queixas da Bullet Squier, sobretudo a utilização de madeira na sua construção corporal. E no início de 2007 a Fender descontinuou o modelo, voltando a fabrica-las apenas no final de 2007, com o nome “Genuine Squier Bullet”, só que agora, exatamente como uma cópia fiel das Stratocaster da Fender, por exemplo, com o corpo em Basswood.
Genuine Squier Bullet
Na Hayamax você encontra as Genuíne Squier Bullet em várias cores. Confira!